Senador mais jovem da legislatura que começa nesta terça-feira (1º), o socialista Randolfe Rodrigues decidiu, em cima da hora, disputar com o veterano José Sarney (PMDB) a presidência da Casa.
Aos 38 anos – três anos a mais que a idade mínima para ocupar o cargo –, o senador do PSOL assume seu primeiro mandato hoje. Rodrigues tem em comum com o rival, 43 anos mais velho, o Estado: ambos representam o Amapá no Senado.
Eleito em outubro de 2010 com pouco mais 203 mil votos, Rodrigues teve quase o dobro de votos de outro peemedebista, o senador Gilvam Borges, escolhido por 121 mil eleitores.
Pouco após a eleição, em encontro com Sarney no Senado, o parlamentar do PSOL disse que irá priorizar a ampliação da universidade federal do Estado e a universalização da distribuição de energia elétrica. O socialista disse ainda que iria lutar pela revisão do cálculo do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal.
O indicado do PSOL nasceu em Garanhuns (PE), cidade natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e, aos oito anos, se mudou com sua família para o Amapá. O novo senador foi deputado estadual duas vezes pelo PT e em 2005 migrou para o PSOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário